Os charcos
O que são charcos?
Charcos são massas de água parada ou de corrente muito levezinha, que pode ser de carácter permanente ou temporário, que são formados pela água das chuvas e são sempre de tamanho superior a uma poça e inferiores a um lago.
Qual a importância dos charcos?
Hoje em dia, a importância dos charcos é desconhecida pela população em geral, mas na verdade apresentam uma grande importância ecológica e funções ambientais muito importantes.
Biodiversidade- Existem estudos que mostram, que o conjunto de charcos no planeta alberga maius biodivresidade, que alguns rios e lagos e também algumas espécies de animais raras e ameaçadas. Existem também muitas plantas e animais aquáticos, que são totalmente dependentes destes habitats, pelo que não devemos destruir estes habitats pois esses seres vivos podem desaparecer para sempre.
Serviços Ambientais- Os charcos têm funções ambientais muito importantes, como a amenização das cheias, manutenção da humidade nos solos secos, o que é muito importante, a purificação da água e o abastecimento dos aquíferos subterrâneos. Para além disso, os charcos têm um importante papel na produção de oxigénio (fotossintese das algas e outras plantas aquáticas), do ciclo de nutrição e da formação dos solos.
Reserva de água doce- Os milhões de charcos existentes no planeta, representam 30% da água doce na superficie terrestre, sendo assim um grande instrumento na gestão da água ao nível local.
Sumidouro de Carbono- Os charcos são muito bons para diminuir a quantidade de dioxido de carbono na atmosfera, porque os charcos consomem e armazenam largas quantidades de Dioxido de Carbono, o que faz com que ajude a regular o clima. Existem estudos recentes, que sugerem que os charcos, devido ao seu alto número de produtividade primária, conseguem armazenar tanto carbono como os oceanos.
Produtividade primária- Os charcos, apresentam uma elevada produtividade primária (quantidade de matéria orgânica produzida pelas algas e outras plantas a partir da energia solar), constituindo meios muito importantes, de entrada e transferência de energia para os níveis tróficos superiores e para os ecossistemas circundantes.
Agricultura- Os charcos, têm muita influência, nos sistemas agro-pecuários, pois servem de bebedouro para o gado e estão associados a sistemas de rega.
Controlo de pragas- Álgumas espécies que ocorrem nos charcos, como os anfíbios e libélulas, são muito bons para os charcos, porque ajudam a controlar pragas arícolas ,que possam ocorrer num charco, ou insecots portadores de doenças.
Valor paisagístico- Os charcos têm um importante valor estético e paisagístico, pois criam espelhos de água, que constituem óptimos espaços de comtemplação e constituem também importantes elementos imprescindíveis em parques e em jardins.
Valor científico- Os charcos são zonas de estudo de excelência , para diversas áreas da ciência, como biologia; hidrologia e geologia. Para além da biodiversidade dos charcos, dos ciclos de nutrientes; etc.,os sedimentos dos charcos também podem indicar-nos a história do meio ambiente (registo do pólen e reconstituição do clima nos últimos séculos ou até mesmo milénios, vestígios arqueológicos,etc.).